terça-feira, 12 de junho de 2012

A grande festa popular de Lisboa - a noite de Sto. António

Sto. António


Tradições e crenças:

  • Sabias que é costume as crianças de Lisboa pedirem na rua "um tostãozinho para o Santo António"? É que antigamente as crianças faziam uns altares onde as pessoas podiam deixar esmolas para o santo... Ou para as crianças.
  • Para as raparigas verem com quem vão casar: "À meia-noite, a rapariga, num quarto às escuras, diante de um espelho, chama por Santo António sete vezes e acende uma vela... e logo verá reflectido o rosto do homem com quem casará."
  • Para as raparigas saberem o nome do rapaz com quem vão casar: "As raparigas, depois de se extinguirem as últimas labaredas da fogueira, no borralho que fica, metem cinco réis. No outro dia vão buscar o dinheiro e dão-no ao primeiro mendigo que aparece, cujo nome é o nome do homem com quem casarão."
Milagres de Santo António
Sermão aos peixes:
  • Conta o milagre que Santo António estava um dia a pregar numa cidade costeira italiana. Como ninguém o queria ouvir, foi até ao mar e começou a pregar aos peixes dizendo: "Ouvi a palavra de Deus vós, peixes do mar e do rio, já que a não querem escutar os infiéis, os hereges".
  • Então, uma grande quantidade de peixes pôs a cabeça fora de água para ouvir falar o Santo, para espanto de todos os que viam aquilo. Foi assim que muitos se converteram ao Cristianismo!
O Menino Jesus:
  • Diz a lenda que existia um Conde muito conhecido que tinha um Castelo com um espaço onde os frades podiam dormir e rezar. Um dia, estava Santo António no seu quartinho quando este se encheu de luz e o Menino Jesus lhe apareceu.
  • O Conde viu a luz e também o Santo a pegar na criança, enquanto falava com ela. Na presença deste milagre o Conde ficou maravilhado, mas prometeu ao Santo António que só contava o que se tinha passado depois do Santo morrer. Daí nasceu a imagem de santo protector das crianças! 
(Inf. recolhida em http://www.junior.te.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário