Ilustração de Mila Marquis
O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
É uma data comemorativa importante, mas não é feriado. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania, que comemora a manifestação de Jesus aos homens como o Filho de Deus.
Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela.
Os Três Reis Magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar, e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são: o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.
É também o dia em que se cantam as "Janeiras", o qual começa após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.
Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis em Espanha é a Cavalgada dos Reis Magos, que simbolizam o caminho dos reis magos depois do nascimento de Jesus. Também é no Dia de Reis que é feita a troca de prendas.
No Brasil, existem também a "Folia de reis" ou "Reisado", que são desfiles mais elaborados com música, liderados por um estandarte, tradição levada ao Brasil na colonização.
Na Itália, a comemoração recebe o nome de Befana, e uma senhora de idade oferece prendas às crianças.
Na Finlândia, a festividade é chamada de Loppiainen. É comum a fabricação de bolachas de gengibre em formato de estrela, para que sejam feitos pedidos.
Na França, o bolo-rei vem com uma prenda em seu interior. Quem escolher a fatia que contém o brinde levará a coroa de reis e será responsável por ofertar o doce na próxima comemoração.
Sem comentários:
Enviar um comentário