quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
e foi assim...numa "gruta" diferente...
...as estagiárias fizeram, durante a noite, o presépio ao vivo na Biblioteca
![]() |
![]() |
This free picture slideshow created with Smilebox |
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Mais uma sugestão para o Natal
Sinopse:
Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço- -cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre.
Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço- -cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre.
Título: Uma prenda de Natal
Autor(a):Tina Macnaughton, M. Christina Butler
Editora: Educação Nacional
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Sabores de Natal
Durante o dia de hoje e amanhã, decorre no ginásio da EB1 Nº 1 – Escola dos Correios – uma actividade muito doce e tentadora.
O projecto “Sabores de Natal”, da autoria e responsabilidade da Coordenadora do 1º Ciclo Prof. Lina Vinhas, está a proporcionar a todos os alunos a participação na oficina de culinária “Vê como é e aprende como se faz.”
O objectivo principal é transmitir tradições, tão portuguesas e próprias desta época natalícia, aos nossos alunos.
O entusiasmo foi imenso e amanhã lá continuarão a sair pela porta do ginásio os cheiros e sabores de Natal.
Relembramos, que no ano anterior, levámos a efeito o Concurso “A rabanada que nos une” envolvendo os encarregados de educação. Foram apresentadas 17 travessas de rabanadas (uma por turma) a concurso e todo o corpo docente e auxiliar elegeu a melhor rabanada. Fizemos a recolha de todas as receitas mas lamentavelmente a que foi eleita como melhor rabanada não nos foi possível ter acesso à sua receita… segredo de família… que pena não ter sido partilhada…
Porém, este ano temos a certeza de que a receita das rabanadas desta oficina assim como a receita da aletria serão partilhadas e aqui publicadas.
Uma alternativa à tradição...(a pedido da Prof. Geninha Sanches :-) )
Ingredientes:
- 8 pães franceses (duros)
- 1 litro de leite de vaca;
- 1 lata de leite condensado;
- 8 ovos;
- 4 colheres (sopa) de maizena (amido de milho);
- 4 pitadas de sal;
- Manteiga light e óleo de soja;
- Canela;
- 5 colheres (sopa) de açúcar;
- Amêndoas para decorar.
- Corte os pães em fatias de 1 (um) centímetro.
- Junte o leite de vaca ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.
- Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogénea.
- Acrescente a maizena e o sal e bata até ficar cremosa.
- Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.
- Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.
- Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas amêndoas por cima das rodelas das rabanadas.
Sabias que...
Uma das receitas tradicionais de Natal em Portugal são as rabanadas.
A rabanada é uma fatia de pão de trigo (pão de forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
O nome mais curioso é Fatia Parida, pela história que trás consigo. Estas fatias foram chamadas assim porque, em tempos passados, nos meios rurais e mais pobres, estas fatias eram dadas às mulheres que acabavam de ser mães, pois acreditava-se que este alimento rico em ovo, açúcar, leite e pão alimentava bem a mãe e puxava o leite para alimentar o bebé. Por este motivo foram chamadas de fatias–de-parida.
Para as manas dos Federicos e não só...
Sinopse:
Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico? Rita Taborda Duarte assina mais uma fantástica desconstrução do imaginário infantil, brilhantemente apoiada nas divertidíssimas ilustrações de Luís Henriques.
Título: Sabes, Maria, o Pai Natal não existe
Autor(a): Rita Taborda Duarte, Luís Henriques
Editora: Editorial Caminho
Editora: Editorial Caminho
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Momentos felizes!!!
Na passada semana, um grupo de alunos do 4ºG e 4º H, vieram até à Biblioteca para participar numa actividade desenvolvida com as estagiárias do 3º Ano. A proposta era apresentar a todas as turmas o auto do Nascimento de Jesus. O desafio foi aceite de imediato e acolhido com muito entusiasmo. Hoje, apenas em duas turmas, e ainda sem adereços concluídos, foi dia de estreia.
Aqui ficam alguns registos fotográficos desse momento. Parabéns meninos e meninas!
![]() |
Create a free slideshow design |
Emoção: as palavras envoltas em música. Fantástico!

“Poesia e Outras Músicas” encerraram este evento.
A voz e emoção de José Fanha, o som do saxofone de Nanã Sousa Dias e as mãos de António Palma ao piano deliciaram todos quantos tiveram o privilégio de assistir a este evento.
Parabéns a todos(as) quantos trabalharam na concretização desta Festa da Poesia.
Para o ano lá estaremos.
Para o ano lá estaremos.
Ohhhhh se não fossem os sapatos...
Aqui fica, este conto, do padrinho da nossa Biblioteca, José Fanha, "Os sapatos do Pai Natal".
Ah!!! Falta o texto!!!
Quem quer inventar uma história para estas belas ilustrações da autoria de Sandra Serra?
No final, procurem o livro na Biblioteca e descubram como é a história do José Fanha.
Quem quer inventar uma história para estas belas ilustrações da autoria de Sandra Serra?
No final, procurem o livro na Biblioteca e descubram como é a história do José Fanha.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Neste feriado descobre este sítio...
... com muitas histórias
Podes ouvir, ler os contos de Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Irmãos Grimm...
... e ainda podes descobrir muitas actividades divertidas, basta clicares AQUI.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Logo bem cedo pela manhã...
...foram chegando à Biblioteca grupos de alunos muito entusiasmados com Feira do Livro. O fundo musical natalício, o convívio alegre e a conversa à volta dos livros tornou a Biblioteca, mais uma vez, num lugar mágico!
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Esperamos por vós!
Como já tínhamos anunciado, na passada semana, abriu hoje a Feira do Livro de Natal. São muitos e variados os títulos expostos. Contamos com a vossa presença na BE da Escola Sede.
domingo, 5 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
Para (re)ver neste fim de semana gelado!
![]() |
Raymond Briggs |
O ilustrador, Raymond Briggs é um clássico entre os ilustradores britânicos da actualidade, sendo detentor de numerosos prémios e distinções. Entre os diversos trabalhos sensacionais que tem feito irá ficar para sempre The Snowman, criado em 1978.
O boneco de Neve é um belíssimo livro ilustrado sem palavras que há muitos anos encanta crianças e adultos. O Boneco de Neve vendeu já mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo.
Mais tarde, em 1982, este belíssimo trabalho foi transformado em desenho animado por Dianne Jackson, chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Curta de Animação e assim se tornou num clássico.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
ESTÁ A CHEGAR!
Desta vez a Feira do Livro de Natal vai ser em GRANDE. As três Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento reunidas para este evento Natalício.
Mais algumas sugestões
Um dia a Lua decidiu acordar mais cedo para ir ter com o Sol e convidá-lo para passearem os dois. Mas, enquanto deslizavam tranquilamente pelo céu algo aconteceu na Terra … O Sol e a Lua ficaram muito aflitos! Foi então que a Lua teve uma ideia que disse em segredo ao Sol. Dirigido ao público infantil, este livro permite incursões em várias áreas curriculares e integra um DVD acessível a crianças com necessidades educativas especiais. O DVD integra, ainda, conteúdos pedagógicos: Olá queres viajar no Espaço as crianças são convidadas a viajar num foguetão que os irá transportar numa fantástica aventura de descoberta do sistema solar. É só ligar os motores e … 3,2,1 … Descolar!
Título: O segredo do Sol e da Lua
Autor(a): Graça Breia e Manuela Micaelo
Editor(a): Cercica
Sinopse:
A história do Gato Gatão Poeta de Profissão dá-nos a conhecer a vida de um gato. De uma maneira alegre e bem-disposta em que as palavras também brincam, este gato poeta apresenta-nos a sua companheira e descreve-nos a sua aldeia onde é feliz e onde encontra motivos de inspiração para a sua poesia. Dirigido ao público infantil, este livro permite incursões em várias áreas curriculares e integra um DVD acessível a crianças com necessidades educativas especiais.
O DVD integra, ainda, conteúdos pedagógicos: A viagem do Gato Gatão convida os mais pequenos a descobrir Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este gato e a sua amiga Ruivinha passeiam de balão por Portugal e com uma linguagem simples e divertida vão descrevendo o que vêm e sentem.
O DVD integra, ainda, conteúdos pedagógicos: A viagem do Gato Gatão convida os mais pequenos a descobrir Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este gato e a sua amiga Ruivinha passeiam de balão por Portugal e com uma linguagem simples e divertida vão descrevendo o que vêm e sentem.
Título: O Gato Gatão Poeta de Profissão
Autor(a): Graça Breia e Raquel Pinheiro
Editor(a):Cercica
Sinopse: Dom Leão gostava muito da Dona Catatua, e por isso queria que ela aprendesse a falar.
Título: Dom Leão e Dona Catatua
Autor(a): Manuela Micaelo e Raquel Pinheiro
Editor(a):Cercica
Sinopse:
Com a Matilde, o Tomás e a Maria aprendemos que, com muita amizade e um pouco de imaginação, o querer e o poder não têm limites.
Por isso, o " Pirilampo Mágico" é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de sábia magia, transformam a diferença em individualidade e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios.
Por isso, o " Pirilampo Mágico" é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de sábia magia, transformam a diferença em individualidade e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios.
Título: O Pirilampo Mágico
Autor(a): Maria João Carvalho
Editor(a): Cercica
Sinopse:
Cada quadra desta história é acompanhada da ilustração correspondente e escrita com texto e símbolos.
Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos, nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem.
Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos, nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem.
Título: O Piolho Zarolho e o Arco-íris
Autor(a): Lurdes Breda e Carla Figueiredo
Editor(a): Temas Originais
Era uma vez um Cavalinho que queria conhecer novos amigos para brincar. Viajando por searas amarelas e florestas de árvores frondosas, vamos aprender de forma divertida as cores e como elas se misturam, alimentando o despertador dos sentidos e da imaginação.
Título: O Carrossel das Cores
Autor(a): Diana Pereira
Editor(a): Cercica
Subscrever:
Mensagens (Atom)