quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Outro Carnaval único no mundo... na bela Veneza!
Antigamente, o Carnaval de Veneza era um período do ano em que, atrás das máscaras, tudo era permitido, incluindo quebrar as barreiras sociais entre as pessoas.
A fantasia típica é a do "baùtta", um capuz de seda preto, uma capa com capuz, um chapéu de três pontas e uma máscara branca que permite o anonimato.
Era uma forma para entrar nos casinos da época sem ser reconhecido.
Em 1981 retomou-se a união entre o Carnaval e o Teatro, evocando os rituais medievais e as festas pré-cristãs. Até aí, o Carnaval de Veneza tinha sido igual ao das outras cidades italianas.
Assim, o Carnaval de Veneza tem hoje características sugestivas e fascinantes.
Com as máscaras tradicionais e as dos fantasmas de ouro e de seda que giram pelas vielas e pontes, o Carnaval de Veneza deu vida a disfarces muito particulares, que misturam os traços medievais, renascentistas e do "settecento" veneziano.
Ainda hoje, por ser tão especial atrai milhares de turistas que aproveitam para se divertir, comprando máscaras no local feitas de "cartapesta" (mistura de gesso e pasta de papel) ou bem mais caras, feitas com metal e decoradas com prata e ouro.
Aqui é Portugal!!! Um Carnaval ÚNICO
Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."
(informação via: http://caretosdepodence.no.sapo.pt/)
Algumas sugestões para o Carnaval
Sinopse:
Neste número especial dedicado às férias do Carnaval, a Raquel vai passar uns dias a casa da Cristina. As duas amigas vão à Feira de Carnaval que se realiza em Bontempo. Mas o malvado Génio do Gelo mandou os seus duendes estragarem a Feira, que dura três dias. Os duendes e o Génio roubaram três objectos, cada um com a sua função: o chapéu alto do Presidente que faz com que as atracções funcionem sempre bem; a barretina do Mestre da Banda, que faz a música ser sempre agradável; e a Coroa de Carnaval, que permite que a Feira termine alegremente. Serão as duas meninas capazes de ajudar a Tlim-Tlim, a Fadazinha do Carnaval, a recuperar estes três objectos para que a festa em Bontempo seja um sucesso?
Título: Tlim-Tlim, A Fadazinha do Carnaval
Autor: Daisy Meadows
Editor: Verbo
Sinopse:
Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física. Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. Todos aceitaram e estavam a divertir-se à grande quando tiveram a primeira surpresa: apareceu-lhes o Eduardo, com quem já tinham tido grandes aventuras em Lisboa. Pouco depois nova surpresa, essa bem desagradável: os homens mascarados de zorro não vieram para dançar mas para raptar alguém...
Título: Uma aventura no Carnaval
Autor: Isabel Alçada e Ana Magalhães
Editora: Caminho
Título: Uma aventura no Carnaval
Autor: Isabel Alçada e Ana Magalhães
Editora: Caminho
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Cartas...muitas cartas...hoje de amor!!!
Sabes como aparecem as cartas na caixa do correio da tua casa?
Por telemóvel, telefone, facebook, carta….telegrama(quem sabe) muitos vão dizer: “Tenho tantas saudades tuas!”
Inserido no Plano Nacional de Leitura, Tenho tantas saudades tuas trata, de forma apelativa, de uma questão sensível: a relação de amizade entre duas personagens (um porco-espinho e uma ratinha), diferentes no género e no aspecto, e as saudades que sentem um do outro, em resultado da distância que os separa devido a uma viagem. Os dois amigos vão contando os dias que faltam até ao tão esperado reencontro e, enquanto isso, trocam cartas e vão imaginando a partilha das experiências que vivenciam. Quando, finalmente, chega o momento esperado, acabam por se desencontrar e ter de esperar mais um pouco para se poderem abraçar e matar saudades. Com uma estrutura repetitiva e paralelística e ilustrações muito sugestivas dos sentimentos partilhados, marcadas por tonalidades predominantemente suaves, este é um álbum apelativo e perfeitamente adequado aos mais novos que, para além de ajudar a trabalhar a noção de tempo e a contagem decrescente dos números, também se torna interessante na revelação de como a amizade está para além das diferenças físicas e da distância.
Texto de: Carla Vigário
Título: Tenho tantas saudades tuas!
Autor: Moritz Petz
Editora: Ambar
Editora: Ambar
More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
E os premiados foram ...
Decorreu, hoje, na Biblioteca Sede do nosso Agrupamento, a entrega de prémios do Concurso "Manter a tradição - As Colheres de Pau".
Porque era impossível estarem todos os participantes presentes nesta actividade, foram seleccionados pelos professores titulares alguns alunos representantes de cada turma. Os prémios foram entregues pela Dr.ª Fátima Soares, membro da Direcção do Agrupamento, e pela Coordenadora da Biblioteca Sede Dr.ª Olga Veloso.
![]() |
3º Ano |
![]() |
4º Ano |
E os premiados foram...
3º Ano
1º lugar - Sofia Ribeiro
2º lugar - Diogo Brandão
3º lugar - Francisco Correia
4º Ano
1º lugar - Filipa Fangueiro
2º lugar - Helena Silva
3º lugar - Paula Mallagetti
Após a entrega de prémios, ainda houve tempo para os alunos visitarem a biblioteca e "agendarem" um próximo workshop com a Sr.ª Prof. de ET Maria do Céu Silva a qual fez a promessa de que irá ser um trabalho divertido e criativo.
Pela primeira vez o Dia Mundial da Rádio
Hoje, é comemorado pela primeira vez o Dia Mundial da Rádio. A data foi aprovada e instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura a 03 de novembro do ano passado.
Em Lisboa estudantes, radialistas e profissionais de vários grupos de media, vão participar num encontro em que se discutirá o passado, assim como as novas tendências deste meio de comunicação social. Este debate é promovido pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política.
Durante o dia são várias as rádios que se associam à comemoração deste dia.
“É uma oportunidade para chamar atenção para o valor do rádio, que ainda é o melhor meio para alcançar a mais ampla audiência”
afirma a Unesco no seu site
domingo, 12 de fevereiro de 2012
O que é o Amor?
Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis.
Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar?
Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar?
Emma sente a cabeça a andar à roda.
Emma quer saber o que é o amor. E começa por perguntá-lo à sua amiga Anita, que logo lhe diz ser “uma coisa dos adultos”. Mãe, pai, avó e avô são de imediato inquiridos.
De cada um ganha uma resposta diferente: “É uma coisa que se abre lentamente… como as flores na Primavera”; “é uma coisa que chega sem avisar, como quando a tua equipa marca um golo, Paf!, mesmo no último minuto do jogo; “é uma coisa fofinha e perfumada como um bolo”; “o amor? Isso aquece o coração como um motor que arranca a todo o gás!”. Um pouco confusa, Emma continua a sua investigação, querendo saber agora de que cor é o amor, que forma tem, se é doce ou salgado, grande ou pequeno.
De cada um ganha uma resposta diferente: “É uma coisa que se abre lentamente… como as flores na Primavera”; “é uma coisa que chega sem avisar, como quando a tua equipa marca um golo, Paf!, mesmo no último minuto do jogo; “é uma coisa fofinha e perfumada como um bolo”; “o amor? Isso aquece o coração como um motor que arranca a todo o gás!”. Um pouco confusa, Emma continua a sua investigação, querendo saber agora de que cor é o amor, que forma tem, se é doce ou salgado, grande ou pequeno.
Davide Cali (autor do maravilhoso Eu Espero…) e Anna Laura Cantone aliam a ternura ao humor, não deixando que o tema se torne demasiado delicodoce. Dois talentos que fizeram muito bem em juntar-se aqui. O resultado é um livro encantador.
Rita Pimenta in Jornal Público
Título: O Que é o Amor?
Autor: Davide Cali, Anna Laura Cantone
Editora: Gato na Lua
S. Vatentim e o Dia dos Namorados
Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Inf. recolhida em http://www.junior.te.pt
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Quem não gosta de beijinhos?
Sinopse:
Presentes ao longo de toda a vida, os beijinhos são um elo afectivo de ligação entre pessoas que gostam umas das outras. Mas afinal como é que é um beijinho? Em Beijinhos Beijinhos, a descrição deste momento tão ternurento é apresentada às crianças, com exemplos de situações em que se manifestam pelas mais diversas razões. E há muitos tipos de beijinhos, dependendo dos protagonistas: por exemplo o do avô, com a sua longa barba tapa a cara toda; o da avó é repenicado, mas já o dos cães é húmido. E através deste livro, fica-se ainda a saber que os beijinhos podem ter cores, como os de chocolate. Uma obra encantadora, ilustrada pela própria autora, que irá maravilhar tanto as crianças como os adultos. Por falar nisso, já deu algum beijinho hoje?
Título: Beijinhos Beijinhos
Autor: Selma Mandine
Editora: Editorial Presença
More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao
Tempo de dizer "Gosto de ti"
Sinopse:
Este livro identifica diferentes formas de gostar que se descobrem desde os primeiros anos de vida. É isso que Rosa aprende ao ouvir Hugo, o pai, a mãe e a avó dizerem que gostam dela. E no fim Rosa fica a perceber o verdadeiro significado do amor com a sua avó. Um livro amoroso onde texto e imagem se combinam em harmonia.
Título: Gosto de ti
Autor: Bénédicte Carboneli, ilustradora Elen Lescoat
Editora: Editora Presença
More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Apaixonar-se é...
Sinopse:
Álbum narrativo de grande formato, Apaixonados tematiza, numa linguagem acessível e recorrendo a exemplos concretos, baseados nas experiências das crianças pequenas, as suas dúvidas sobre o amor, o seu nascimento e as diferentes formas de se manifestar. Explorando a vertente lúdica do tema, a autora dá voz a um grupo alargado de crianças que exprimem diferentes opiniões sobre o tema. Surge assim como excelente ponto de partida para o diálogo entre crianças e adultos sobre o amor, o desejo e a paixão. O álbum conta ainda com uma componente visual rica e relevante, pelo cuidado posto na criação plástica das ilustrações. Utilizando como mote a relação entre um par amoroso, a ilustradora propõe diferentes metáforas para recriar a aproximação afectiva. Muito expressiva, jogando com as proporções, os pontos de vista, o mundo empírico e o mundo fantástico, sugerindo movimentos vários, a ilustração requer um olhar atento pela forma como complementa o texto, iluminando muitos dos seus sentidos ocultos.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Apaixonados
Autor: Rébecca Dautremer
Editora : Educação Nacionalterça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Podes navegar, mas com segurança!!!
Turma do 4ºG- Prof. Paula Lopes |
Hoje, Dia da Internet Segura, decorreram na biblioteca várias sessões, que irão prolongar-se até 6ª feira, para sensibilizar os pequenos utilizadores no uso correto e seguro da Internet. Acreditamos, que apesar dos perigos é necessário e urgente manter uma atitude positiva. Temos que incentivar os alunos, filhos a pesquisar sítios apelativos e que os motivem a aprender e a conhecer o mundo à sua volta, descobrindo em conjunto o lado positivo da utilização da internet.
![]() |
A internet é... |
Charles Dickens nasceu há 200 anos
![]() |
Doodle do google (saber + aqui) |
O bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens cumpre-se hoje, sendo assinalado em Lisboa com a inauguração de duas exposições e uma palestra.
Ler+ »»
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
"O seguro morreu de velho". Afastar ameaças. 18 dicas para prevenir e combater o Cyberbullying
1 – Conheça as armas de combate ao bullying. Navegue pela Internet e informe-se acerca de todos os meios de combate à disposição do cibernauta.
2 – Fale com os filhos ou educandos. A comunicação entre o jovem e as pessoas envolvidas na sua educação ajuda a evitar o isolamento e o segredo quando um problema destes se instala.
3 – Mantenha os computadores em locais comuns da sua habitação. Este cuidado refere-se aos computadores com acesso à Internet.
4 – Seja seletivo no tipo de informação pessoal que partilha A informação pessoal inclui nomes, amigos, família, endereço, número de telefone, escola, local de trabalho, assim como fotos, números de identidade, códigos de acesso, etc. Ensine ao seu educando os perigos de fornecer dados pessoais a terceiros, tais como o roubo de identidade.
5 – Não acredite em tudo o que lê. Lá porque alguém diz que tem 15 anos, isso não é verdade absoluta. Há idosos que querem passar por novos, mulheres que se fazem passar por homens e homens por mulheres.
6 – Ensine os seus educandos a serem correctos na Internet. Insista na boa educação, seja online ou no dia-a-dia. Um dos efeitos do cyberbullying pode levar a vítima a retaliar e tornar-se, ela mesma, numa praticante de cyberbullying.
7 – Não envie mensagens quando está irritado com alguém. Acalme-se primeiro, pense que deve escrever. Mensagem enviada é como pedra fora da mão. Não tem retorno.
8 – Seja cuidadoso nas mensagens de estranhos. Ensine os seus filhos a nunca abrirem sozinhos mensagens de desconhecidos.
9 – Siga os seus instintos. Se desconfia de algo, prepare as suas defesas.
10 – Não esteja sempre online. Faça um intervalo. Ensine os seus filhos a desligar a net de vez em quando. Vá apanhar ar livre com eles.
11 – Mude de conta de correio electrónico ou outras. Se acha que está a ser vítima mude de correio eletrónico e dê conta da mudança apenas aos seus amigos.
12 – Instale software de prevenção de cyberbullying. Se pesquisar na Internet, encontrará alguns programas que poderá instalar no seu computador para ajudar a prevenir este tipo de situação e/ou ajudar a identificar a origem do ataque.”
2 – Fale com os filhos ou educandos. A comunicação entre o jovem e as pessoas envolvidas na sua educação ajuda a evitar o isolamento e o segredo quando um problema destes se instala.
3 – Mantenha os computadores em locais comuns da sua habitação. Este cuidado refere-se aos computadores com acesso à Internet.
4 – Seja seletivo no tipo de informação pessoal que partilha A informação pessoal inclui nomes, amigos, família, endereço, número de telefone, escola, local de trabalho, assim como fotos, números de identidade, códigos de acesso, etc. Ensine ao seu educando os perigos de fornecer dados pessoais a terceiros, tais como o roubo de identidade.
5 – Não acredite em tudo o que lê. Lá porque alguém diz que tem 15 anos, isso não é verdade absoluta. Há idosos que querem passar por novos, mulheres que se fazem passar por homens e homens por mulheres.
6 – Ensine os seus educandos a serem correctos na Internet. Insista na boa educação, seja online ou no dia-a-dia. Um dos efeitos do cyberbullying pode levar a vítima a retaliar e tornar-se, ela mesma, numa praticante de cyberbullying.
7 – Não envie mensagens quando está irritado com alguém. Acalme-se primeiro, pense que deve escrever. Mensagem enviada é como pedra fora da mão. Não tem retorno.
8 – Seja cuidadoso nas mensagens de estranhos. Ensine os seus filhos a nunca abrirem sozinhos mensagens de desconhecidos.
9 – Siga os seus instintos. Se desconfia de algo, prepare as suas defesas.
10 – Não esteja sempre online. Faça um intervalo. Ensine os seus filhos a desligar a net de vez em quando. Vá apanhar ar livre com eles.
11 – Mude de conta de correio electrónico ou outras. Se acha que está a ser vítima mude de correio eletrónico e dê conta da mudança apenas aos seus amigos.
12 – Instale software de prevenção de cyberbullying. Se pesquisar na Internet, encontrará alguns programas que poderá instalar no seu computador para ajudar a prevenir este tipo de situação e/ou ajudar a identificar a origem do ataque.”
Se você ou os seus educandos estão a ser vítimas de Cyberbullying…
13 – Lembre-se que não está só. Fale com alguém. É sempre complicado resolver estes problemas sozinho.
14 – Não responda às mensagens que o ameaçam. Responder é ir de encontro aos desejos de quem o quer chatear. Não lhe dê esse prazer.
15 – Apresente queixa na polícia.
16 – Guarde as mensagens de cyberbullying. Embora não sejam agradáveis, estas podem servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
14 – Não responda às mensagens que o ameaçam. Responder é ir de encontro aos desejos de quem o quer chatear. Não lhe dê esse prazer.
15 – Apresente queixa na polícia.
16 – Guarde as mensagens de cyberbullying. Embora não sejam agradáveis, estas podem servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
Que tipo de informação devo guardar para eventual queixa e processo?
17 — Do Correio eletrónico, guarde o endereço do email; data e hora de receção e cópia dos emails com toda a informação original, incluindo os cabeçalhos completos.
18 – Guarde toda a informação que seja relevante publicada em grupos ou redes sociais que o atinjam: URL (endereço web) do grupo onde são publicadas as ofensas; nickname e email de quem o ofende e data em que começou o ataque.
18 – Guarde toda a informação que seja relevante publicada em grupos ou redes sociais que o atinjam: URL (endereço web) do grupo onde são publicadas as ofensas; nickname e email de quem o ofende e data em que começou o ataque.
Inf. recolhida em:
http://www.cyberbullying.org
http://www.internetsegura.pt/
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Linha Ajuda
A Linha Ajuda é uma iniciativa da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), no âmbito do consórcio Internet Segura e do programa Safer Internet, sendo co-financiada pela Comissão Europeia.
Esta tem por base um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.
A Linha Ajuda garante o apoio, anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo todos os assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna das crianças e jovens.
Nós e a internet. Pais e educadores devem estar atentos
(clicar na imagem para imprimir)
A Internet é uma fonte inesgotável de informação, muito útil para apoiar a aprendizagem, ajudar nos trabalhos de casa, comunicar, trocar ideias e experiências, abrindo novos horizontes e oferecendo oportunidades que não existiam há alguns anos atrás. No entanto, enquanto meio de comunicação e informação de livre acesso tem alguns riscos a que os pais e educadores devem estar atentos.
A Internet é uma fonte inesgotável de informação, muito útil para apoiar a aprendizagem, ajudar nos trabalhos de casa, comunicar, trocar ideias e experiências, abrindo novos horizontes e oferecendo oportunidades que não existiam há alguns anos atrás. No entanto, enquanto meio de comunicação e informação de livre acesso tem alguns riscos a que os pais e educadores devem estar atentos.
ALGUNS CONSELHOS
· Oriente os seus alunos nas na Internet e vigie os diálogos que mantêm através das ferramentas de comunicação (fórum, email, chat, messenger, facebook...).
· Alerte os seus alunos para as questões de credibilidade das fontes informação que encontram na Internet. Estimule um sentido crítico e selectivo sobre a informação e aconselhe-os a compararem várias fontes. A construção desse sentido crítico e selectivo deve ser acompanhada à semelhança do que acontece com os restantes Media (televisão, rádio, jornais, revistas...).
· Alerte os seus alunos para o risco de se confrontarem com na Internet (pornografia, apelo à violência, apelo ao racismo...), e recomende que conversem com os professores ou com os pais, sobre os assuntos que os incomodarem. Recomende-lhes que evitem a pesquisa deliberada de determinados sites com conteúdos ilícitos ou mesmo ilegais (neste caso configurando crime).
· Aconselhe os seus alunos a manter um comportamento ético quando pesquisam na Internet. Alerte para o problema do - copiar e colar é muito prático para elaborar os trabalhos da escola, mas é condenável do ponto de vista moral e intelectual, havendo que respeitar os direitos de autor. Ensine-os a fazer citações e/ou a reformular as ideias utilizando as suas próprias palavras.
· Aconselhe os seus alunos a não responderem a insultos quando estiverem a comunicar através de email, chat, messenger, facebook... Este tipo de diálogo não deve ser alimentado, aconselhe-os a desligarem-se.
· Alerte os seus alunos para o risco de comunicarem com estranhos. Recomende-lhes que não forneçam dados pessoais (idade, nome completo, morada, telefone, passwords, fotografias pessoais...) e a não marcarem encontros com desconhecidos. O mesmo tipo de precauções também se aplica à utilização dos telemóveis. Não se esqueça que uma grande parte da comunicação é hoje estabelecimento através dos telemóveis (sms, envio de imagens, acesso à internet…)
· Alerte os seus alunos para os perigos dos vírus que podem introduzir-se nos computadores, ao abrirem emails (e anexos) estranhos ou enviados por desconhecidos, ou ao descarregar determinados programas da Internet. Confirme se a escola tem os seus computadores protegidos com software antivírus actualizado, software de filtragem de conteúdos e outros mecanismos de segurança.
· Alerte os seus alunos para os perigos da pirataria de software, jogo a dinheiro, conteúdos ilícitos e ilegais (as autoridades policiais têm serviços especializados em detectar utilizações ilícitas de conteúdos na Web e a pena pode ir até aos dois anos de prisão).
· Aconselhe os seus alunos a não se deixarem influenciar pelo marketing agressivo e publicidade abusiva e a evitar preencherem questionários onde são pedidos dados pessoais.
Apesar dos perigos inerentes à utilização da internet, devemos manter uma atitude POSITIVA e devemos INCENTIVAR os nossos alunos a pesquisar sítios na internet que sejam apelativos e que os motivem a aprender e a conhecer o mundo à sua volta, descobrindo em conjunto o lado positivo da utilização da Internet.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Crianças e Internet em Portugal
Cristina Ponte, Ana Jorge, José Simões e Daniel S. Cardoso(Equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) lançam "Crianças e Internet em Portugal. - Acessos, usos, riscos, mediações ", Resultados do inquérito europeu EU Kids Online
Sobre o livro
Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.
Informação recolhida em: http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline/
A apresentação pública será feita por Isabel Stilwell e Estrela Serrano, na próxima 2ªf, 6 Fevereiro 2012, pelas 18h30 na Livraria FNAC Colombo, Lisboa.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Internet e Redes Sociais. Leia, esteja informado... pela segurança dos seus filhos
Esta brochura(booklet), projeto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, pretendem fornecer aos pais, e outros educadores, informação acerca da relação dos mais novos com os meios de comunicação, no sentido de promover uma relação e um uso mais crítico e criterioso.
Leia+»»
Leia+»»
![]() |
Clicar na imagem para aceder |
Está a chegar a Semana SeguraNet
Em 2012, o Dia da Internet Segura [[Safer Internet Day [SID]] assinala-se a 7 de fevereiro, terça-feira. A exemplo do ano passado, o SeguraNet convida todas as escolas/agrupamentos do continente e das regiões autónomas, do ensino público e privado, a juntarem-se às comemorações. Poderão fazê-lo no próprio dia ou, caso não seja possível, num dia ou mais, à escolha, dessa mesma semana.
O SeguraNet vai disponibilizar ainda e tal como no ano passado, um sítio Web específico que permitirá a cada uma das escolas/agrupamentos registar as suas atividades e, decorridas estas, proceder à respetiva atualização e registo de evidências. Pretende-se, desta forma, aumentar a visibilidade, promover a participação e potenciar resultados. Ainda no mesmo sítio Web, serão disponibilizados recursos de apoio e sugeridas atividades diversas. O sítio funcionará como montra das atividades desenvolvidas nas escolas/agrupamentos. Este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.
Ler+»»
Ler+»»
versão brasileira
Subscrever:
Mensagens (Atom)