quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reconhecer a competência

Já aqui tivemos oportunidade de referir quais as funções a desempenhar pelos Assistentes Operacionais(AO) afectos às Bibliotecas Escolares. Os AO são elementos imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer BE.
A estes funcionários é pedido para:
a) Fazer o atendimento;
b) Colaborar na organização e actualização dos ficheiros necessários;
c) Controlar a leitura presencial e empréstimo domiciliário ou para as aulas;
d) Zelar pelo cumprimento das normas;
e) Apoiar os alunos;
f) Colaborar no desenvolvimento das actividades da BE/CRE;
g) Proceder à limpeza/arrumação do espaço da Biblioteca.

Ao abrigo da Portaria n.º 756/2009 de 14 de Julho 2009, até à data em vigor, diz no seu artigo 4º que na Equipa que coadjuva os Professores Bibliotecários, devem ser afectados, a essa equipa, um ou mais assistentes operacionais, consoante as populações escolares servidas.

Faz hoje sete meses que a nossa Biblioteca abriu as suas portas à comunidade educativa. Temos a certeza, que muitas das actividades desenvolvidas durante estes meses, não teriam chegado a bom porto se não fosse a preciosa e imprescindível colaboração da AO Maria de Fátima Azevedo Gomes Pentieiro.
Os valores agora apresentados, em relação ao SEDA (Serviço de Empréstimo Domiciliário de Alunos) são demonstrativos do excelente desempenho que a referida AO tem vindo a demonstrar no exercício das suas funções.
Os seus conhecimentos e capacidades informáticas de nível elevado têm permitido, de forma eficaz a gestão de todo acervo.
Em final de período e avaliação de todo o trabalho desenvolvido, não poderíamos deixar de agradecer todo o empenhamento, competência e dedicação que a AO Maria de Fátima tem demonstrado desde o 1º dia de trabalho na BE. Sem ela todo o trabalho teria sido diferente.
BEM-HAJA Fatinha.


13 comentários:

  1. Chamo-me Teresa Albuquerque Mendonça e acabei agora mesmo de visitar o vosso blog. Parabéns pelos artigos que aqui são colocados. Têm interesse, vão dando conta das actividades que desenvolvem. De tudo o que tenho lido, penso não estar errada,imagino uma biblioteca sempre activa e com muitos meninos a quererem levar livros para casa.
    Resolvi enviar este comentário porque me chamou a atenção o título deste artigo, Reconhecer a competência, em tempos tão difíceis como os que todos estamos a atravessar, onde diariamente nos dão conta de tanta incompetência, é muito bom ver que há gente a gostar de fazer o seu trabalho e com competência.
    Parabéns a essa funcionária e também a quem coordena esse serviço. Estão de certeza a viciar meninos na leitura. Portugal agradece!
    Teresa Albuquerque

    ResponderEliminar
  2. Carla Crespo (Professora Bibliotecária)14 de abril de 2011 às 16:45

    Corroboro que o papel das Assistentes Operacionais permite fazer a diferença nas BE, tanto no empréstimo domiciliário como no clima de trabalho que se implementa, melhor ou pior, consoante o perfil de quem desempenha diariamente esta função.

    ResponderEliminar
  3. A todos, desejo força e dou os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, sou uma professora já reformada mas que durante vários anos desenvolveu trabalho na biblioteca de uma escola secundária. Quero deixar aqui, talvez tardiamente, mas como o ditado popular diz: mais vale tarde do que nunca, a minha homenagem a todos os auxiliares(gosto mais de os chamar assim)que trabalharam e continuam a trabalhar nas bibliotecas das nossas escolas. Sem eles, por isso concordar tanto com o post do vosso blog, muito do trabalho das bibliotecas era inviável. Só espero que por causa da famosa crise não retirem esses funcionários das bibliotecas.
    Parabéns e quanto a si Coordenadora desta Biblioteca parabéns por tudo o que faz neste espaço, para mim é surpresa e tudo novidade no que se faz nas bibliotecas do 1º ciclo. Muito bem, concordo com o que disse a Teresa Albuquerque quando diz que estão a viciar meninos na leitura.
    Força para continuarem este magnifico trabalho.
    Abraço amigo
    Carlota Ataíde(Lisboa, Lapa)

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras que aqui foram escritas. As colegas Assistentes Operacionais que fazem parte das Equipas são elementos fundamentais para o bom desempenho das Bibliotecas Escolares deste país.
    Com um abraço às minhas colegas Ângela e Cidália, cumprimento todas e todos os colegas assistentes operacionais que dia a dia fazem das Bibliotecas Escolares um projecto em crescimento.
    José Rosa,
    Adjunto da Directora da ES Soares Basto, Oliveira de Azeméis

    ResponderEliminar
  6. Sinto-me lisonjeada por ser reconhecido o meu trabalho desta forma…fiquei sem palavras…Obrigado, Dra. Ana Luísa!

    Mas aproveito para mencionar que desde que entrei ao serviço desta biblioteca, um trabalho diferente e entusiasmante em aprendo todos os dias coisas novas e me realiza a nível profissional, posso dizer agora que me sinto feliz e realizada!

    Obrigada pela oportunidade que deram!

    AO Fátima Pentieiro

    ResponderEliminar
  7. Elogiar o trabalho dos outros engrandece o nosso!
    Obrigada D. Fátima pelo excelente trabalho e pela paciência connosco e com os nossos alunos!
    Obrigada Ana pelo apoio que sempre nos presta. Bem haja às duas!

    ResponderEliminar
  8. Sou jornalista com mais de 20 anos de carteira profissional e atenta ao panorama cultural deste país. Numa busca no google, deparei com este artigo "reconhecer a competência" o que - só por si já é refrescante!
    Num país onde a palavra COMPETÊNCIA só por si já é um oásis, já é de louvar que alguém tenha iniciado este tópico. Depois, se posso intervir em causa alheia, qualquer intervenção no sentido de literar e encaminhar os meninos além dos teclados e ecrãs das fantasias virtuais, no que me toca, é bem-vindo!
    Fica aqui uma palavra de reconhecimento ao Projecto e seus percursores, aos AO que o desempenham com afinco e à continuidade do mesmo na certeza de estar a formar gente na senda do Futuro - uma palavra cada vez mais gasta e sem brilho...
    Mª de Lurdes Correia

    ResponderEliminar
  9. Sou docente de educação especial e sempre reconheci o grande valor que (as antigas auxiliares de acção educativa) as assistentes operacionais, podem ter no bom funcionamento de um estabelecimento de ensino. Também numa biblioteca é fundamental que colaborem AO com empenho e competência.
    Quero deixar os parabéns à minha cunhada pelo bom desempenho e por o reconhecimento do seu trabalho publicamente neste blog. Continua cada dia a fazer o teu trabalho com dedicação e competência, sempre acreditando que vale a pena. Nunca te esqueças que aquilo que conquistamos com o nosso trabalho, é que tem valor. Sê persistente e não desistas. Um beijinho,
    Fátima Santos

    ResponderEliminar
  10. São diversos os actores no espaço escola, embora sempre presentes os "auxiliares de acção educativa" AO não têm merecido grande destaque. É de louvar a iniciativa da Dra. Ana no reconhecimento público a D. Fátima.

    Muita força e nunca deixe de acreditar em você.

    Bjpa

    ResponderEliminar
  11. Não constitui para mim surpresa o reconhecimento pelo trabalho da Fátima, apesar de não poder deixar de felicitar esta homenagem! Numa altura em que somos bombardeados pela palavra crise, são palavras que nos enchem a alma!
    É por estes profissionais que continuo a acreditar em projectos e no verdadeiro "amor à camisola". A Fátima é assim...

    Parabéns e não digo "continue assim" porque sei que o fará!

    Beijinhos

    Cláudia Saavedra

    ResponderEliminar
  12. Não fico surpreendido pelo reconhecimento que te foi feito.
    A razão prendesse ao facto de te conhecer há alguns anos e desde cedo demonstras-te um apurado sentido de responsabilidade e organização.
    Inteligência é outro atributo que não te falta, antes pelo contrário.
    Espero que quem de direito também o tenha, e não cometa o erro por demais cometido em situações idênticas, colocando uma pessoa capaz em serviços que nada têm a ver com as suas capacidades. PARABÉNS, MARIA de FÁTIMA... E Drª Ana Luisa, parabéns e um bem haja pela coragem de ter feito este reconhecimento publico. Mas de uma pessoa de bem e justa como a Drª Ana Luisa tem sabor especial.

    de um vosso conhecido
    PJCC....

    ResponderEliminar
  13. Gostaria de agradecer todo o empenho que têm tido em pôr à disposição dos alunos e professores todo o material da Biblioteca e a vossa colaboração sempre que é pedida. Obrigada.

    ResponderEliminar