Novo livro de António Torrado
Lucy Cousins reconta a suas histórias infantis preferidas em textos breves e ilustrações vigorosas e vibrantes. As bem conhecidas personagens ganham uma vida nova, e ao mesmo tempo as grandes histórias tradicionais adquirem uma magia decididamente moderna.
Estas histórias são tesouros do nosso imaginário que nunca deixarão de agradar.
Estas histórias são tesouros do nosso imaginário que nunca deixarão de agradar.
Críticas de imprensa
Animais estrambólicos e caras que perdem cabelo ou ganham uns óculos ao virar da página são os protagonistas de dois novos livros assinados por André Letria e José Jorge Letria para uma editora independente, a Pato Lógico.
"De Caras" e "Estrambólicos", que serão apresentados no sábado à tarde na Feira do Livro em Lisboa, são dois livros ilustrados por André Letria e têm um formato em que cada página está dividida em três parcelas horizontais.
Assim, o leitor poderá fazer diferentes combinações de imagens, neste caso de criaturas estranhas, bizarras e estrambólicas ou de caras que tanto podem ter uma farta barba como de repente se sumir num bigode.
À ilustração, André Letria juntou pequenos textos, da autoria do pai, José Jorge Letria, e palavras com três sílabas, para a criação de novos nomes tanto para os animais estrambólicos como para as caras masculinas. "Os livros permitem fazer exatamente 4.096 combinações diferentes e pretendem ser quase um jogo de descoberta", disse André Letria à agência Lusa.
Em Portugal não há muitos livros deste formato, destacando-se, por exemplo, "Animalário Universal do Professor Revillod", de Miguel Murugarren e Javier Sáez Castán, que a editora Orfeu Negro editou em 2009.
"De Caras" e "Estrambólicos", que serão apresentados no sábado à tarde na Feira do Livro em Lisboa, são dois livros ilustrados por André Letria e têm um formato em que cada página está dividida em três parcelas horizontais.
Assim, o leitor poderá fazer diferentes combinações de imagens, neste caso de criaturas estranhas, bizarras e estrambólicas ou de caras que tanto podem ter uma farta barba como de repente se sumir num bigode.
À ilustração, André Letria juntou pequenos textos, da autoria do pai, José Jorge Letria, e palavras com três sílabas, para a criação de novos nomes tanto para os animais estrambólicos como para as caras masculinas. "Os livros permitem fazer exatamente 4.096 combinações diferentes e pretendem ser quase um jogo de descoberta", disse André Letria à agência Lusa.
Em Portugal não há muitos livros deste formato, destacando-se, por exemplo, "Animalário Universal do Professor Revillod", de Miguel Murugarren e Javier Sáez Castán, que a editora Orfeu Negro editou em 2009.
in LUSA, 2011-05-04
Sinopse
"O desenho fala,
chega mesmo a ser uma espécie de escrita,
uma caligrafia".
Neste álbum de desenhos E tu Rabiscas? com mais de 200 figuras, do consagrado ilustrador e design Nikalas Catlow, a criança pode manifestar toda a sua criatividade. Cada página tem um desenho incompleto que a criança pode concluir de acordo com as orientações escritas.
O desenho é a primeira escrita da criança. O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém, em cada estágio, o desenho assume um carácter próprio.
Ao completar estes desenhos, a criança faz um exercício de movimentos no papel no qual "rabisca" com a intenção de representar qualquer coisa: o espaço a que está confinado, o controlo, o domínio das mãos e do objecto usado para desenhar - são as garatujas.
chega mesmo a ser uma espécie de escrita,
uma caligrafia".
Neste álbum de desenhos E tu Rabiscas? com mais de 200 figuras, do consagrado ilustrador e design Nikalas Catlow, a criança pode manifestar toda a sua criatividade. Cada página tem um desenho incompleto que a criança pode concluir de acordo com as orientações escritas.
O desenho é a primeira escrita da criança. O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém, em cada estágio, o desenho assume um carácter próprio.
Ao completar estes desenhos, a criança faz um exercício de movimentos no papel no qual "rabisca" com a intenção de representar qualquer coisa: o espaço a que está confinado, o controlo, o domínio das mãos e do objecto usado para desenhar - são as garatujas.
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