quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como seria a vida sem os media? - Criação de um slogan - Concurso


"Num período em que os meios de informação e comunicação, quer os mais tradicionais, quer os das últimas gerações tecnológicas, se tornaram omnipresentes na sociedade e multiplicaram exponencialmente a possibilidade de expressão dos cidadãos no espaço público é importante refletirmos sobre o papel que aqueles ocupam na construção de opiniões, crenças e do próprio quotidiano.
No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?"

Os participantes dividem-se em dois escalões:

- alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico;
- alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário.

É atribuído um prémio, por níveis de ensino, ao autor do melhor slogan apresentado em cada um dos escalões.

Calendarização da iniciativa "Como seria a vida sem os media?":

9 a 30 de abril - divulgação junto de alunos e de outros professores;

3 de maio - colocação, na Biblioteca Escolar, de uma caixa graficamente identificada com a iniciativa "Como seria a vida sem os media?", onde os alunos possam depositar a frase/ ideia produzida;

4 a 11 de maio - seleção interna do melhor slogan da escola/agrupamento de escolas, por níveis de ensino (um dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e outro dos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário).





Sem comentários:

Enviar um comentário