terça-feira, 21 de março de 2023

Dia Mundial da Poesia

Ilustração de Miho Hirano
 

21 de março — Dia Mundial da Poesia — foi a data escolhida, na XXX Conferência Geral da Unesco, em 1999, para celebrar a poesia em todo o mundo. Com isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura buscava incentivar a criação poética nacional, regional e internacional.

Além disso, a Unesco pretendia valorizar os idiomas usados na composição de poesias em todo o mundo, já que essa arte pode ajudar na preservação da identidade linguística e cultural dos povos; e buscava, também, promover o intercâmbio cultural entre todos os países.

O que se comemora no Dia Mundial da Poesia?

No Dia Mundial da Poesia, comemoramos, em todo o planeta, a arte poética. Por isso, celebramos, também, poetas e poetisas. Tais artistas exploram os múltiplos significados das palavras e da existência, inspiram, encantam e fazem pensar. Assim, a Unesco aproveita a data para lançar algum tipo de reflexão que norteie as comemorações desse dia.

Nas comemorações de 2020, por exemplo, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, iniciou sua mensagem com uma citação de Franz Kafka (1883-1924): “Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós”. O objetivo era colocar em foco o protagonismo dos leitores e leitoras de poesia. Ainda, foram homenageados os “poetas do passado e do presente que apoiam a biodiversidade e a conservação da natureza”.

Dessa forma, o Dia Mundial da Poesia de 2020 serviu também para valorizar os chamados “ecopoetas” e sua “ecopoesia” e, portanto, para incentivar leitoras e leitores de todo o mundo a refletir e agir em prol da biodiversidade e da conservação da natureza. Assim, em todos os anos, esse dia significa um momento de celebração, homenagens e muita reflexão.


Sem comentários:

Enviar um comentário