segunda-feira, 14 de março de 2011

“Quatro Estórias para Ti, Avô”

A convite da Prof. Teresa Pinhão, veio até nós uma escritora muito especial, Carolina Ruão.
Aos 87 anos, esta doce e meiga senhora, decidiu escrever um livro dirigido aos avós para que estes possam ler histórias aos seus netos. 
“Quatro Estórias para Ti, Avô” é o nome do livro de Carolina Ruão, que vê a sua obra como “um pequeno passo para que as pessoas não deixem de ler e escrever”. Aposentada há mais de 20 anos, a autora sempre escreveu ao longo da sua vida e, numa próxima oportunidade, promete publicar um livro de poemas.
Aqui ficam os momentos de ternura que esta escritora partilhou com a turma do 1º Ano - Prof. Teresa Pinhão.



Entrevista de 10 de Dezembro de 2010 dada pela escritora ao  Jornal "O Progresso de Paredes"
De que retrata o livro “Quatro Estórias Para Ti, Avô”? É um livro de crianças, em que duas histórias não são inéditas, sou conhecidas por todos, e duas são originais. Como tenho netos, sei que as nossas crianças não lêem este tipo de histórias, preferem mais a banda desenhada e livros estrangeiros. Assim, escrevi este livro para que os avós possam ler aos netos e explicarem as histórias.
Como surgiu a ideia de fazer este livro? Desde sempre que escrevo muito, mas como sempre tive muito que fazer e muito trabalho, tudo o que fui escrevendo guardava. Agora, como já não trabalhando tanto, fui arrumar a papelada e a ideia de escrever o livro surgiu depois de arrumar a papelada. Senti vontade de escrever. Escrevi as quatro histórias numa poesia livre, sem rima e sem métrica. Tem a história do Rei Vai Nu e do Lobo e as Três Cabrinhas, que aprendi em pequena. Fui buscá-las à memória e transcrevi-as. As outras duas imaginei-as. Uma história é em memória de quatro cães que tive e outra é sobre a vida de um fato azul.
Porquê é que decidiu escrever para crianças e não para outro público? Teve alguma inspiração em particular? Não tive nenhuma inspiração em especial. O objectivo deste livro é para ver se de alguma forma consigo incentivar as crianças a escrever e dedico este livro aos meus netos. Uma das pessoas que me incentivou a avançar com este livro foi António Machado, que foi meu professor na Universidade Sénior. O livro foi escrito por mim, mas não veria a luz do dia se não fosse o incentivo de António Machado.
Entrevista conduzida por : Juliana Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário